domingo, 10 de janeiro de 2010

Síntese aditiva e síntese subtractiva

Cores primárias são o conjunto de cores que, misturadas entre si, dão origem a outras cores. No entanto, se misturarmos cores sob a forma de luz ou cores sob a forma de tintas, obtemos resultados diferentes.
Chamam-se a estes processos síntese aditiva e síntese subtractiva.

Síntese aditiva (cor-luz)
A síntese aditiva resulta da mistura de cores-luz. As cores básicas são o vermelho, o verde e azul. Se misturarmos as cores vermelha , verde e azul, duas a duas, obtemos o amarelo, o azul ciano e o magenta. O conjunto destas três cores resulta no branco, ou seja, quanto mais cores juntamos, mais luz obtemos.








Síntese Subtractiva (cor-pigmento)

Pigmento – É a substância sólida, constituída por pequenas partículas separadas umas das outras, que dá cor. Pode ser de origem orgânica (vegetal ou animal) ou de origem inorgânica (mineral).

Quando utilizas cores, recorres quase sempre a pigmentos, ou seja, a tinta. A síntese subtractiva é a mistura de cores-pigmento. As cores básicas ou primárias na síntese subtractiva são o magenta, o amarelo e a azul ciano. Quando são misturadas duas a duas, estas cores dão origem ao verde, ao violeta e ao vermelho. Neste caso, quanto mais cores misturares, menos luz se vai reflectindo e obtêm-se o preto.


Sem comentários: